quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os desafios da educação infantil

(imagem divulgação)
 
A educação das crianças de zero a 6 anos em estabelecimentos específicos de educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa,seja pelos argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento da criança.
Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano.

Atuar como professor com alunos da Educação Infantil é um desafio cada vez mais instigante.Crianças na faixa etária de 0 a 6 anos representam um mundo de possibilidades.Elas estão prontas para desabrochar para a vida e a espera de um ambiente sócio-educativo que dê condições para que este processo de desenvolvimento e criatividade aflore.
Considerando que esses fatores continaum presentes, e até mais agudos nesses anos recentes, é de supor que a educação infantil continuará conquistando espaço no cenário brasileiro como uma necessidade social.
Se debruçarmos sobre a história da Educação Infantil no Brasil, veremos que durante décadas a mesma foi tratada com desprezo e desatenção. Achava-se que cuidar de crianças se limitava a abrigá-las, vestí-las e alimentá-las. Felizmente hoje temos uma nova concepção do que seja cuidar e educar crianças nessa faixa etária.
Para darmos continuidade a este novo cenário é bom refletir um pouco mais sobre a responsabilidade e o desafio apaixonante que é ser educador, mediador do processo de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade.
Por que é nessa idade, precisamente, que os estímulos educativos têm maior poder de influência sobre a formação da personalidade e desenvolvimento da criança.


A Educação Infantil inaugura a vida do indivìduo.
 
Nota: Revista Educação adaptado Regina Gregório

4 comentários:

  1. Oi querida amiga, muito lindo o seu blog.
    Tenha um ótimo final de semana, bjus...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Regina.
    Atuo como professora de educação infantil e me sinto realizada nesta área.
    Passei para lhe agradecer ao comentário deixado no meu post sobre Meio Ambiente e lhe convidar para voltar e participar do sorteio que estou fazendo de uma linda bolsa.
    Quem sabe a sorte é sua.
    E já sou seguidora de seu lindo cantinho.
    Bjokas da Bia!

    ResponderExcluir
  3. AMEI CONHECER SEU BLOG!NOTA 10 PARA OS TEMAS ABORDADOS!
    PARABÉNS!
    MUITO SUCESSO PRA VC,
    MIL BJOS,
    RÔ(ARTESARÔ)

    ResponderExcluir
  4. LEVEI O SEU SELINHO PRA LATERAL ESQUERDA DO MEU BLOG!
    BJO,

    ResponderExcluir