terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Entrevista com pais em seu primeiro dia de aula com os filhos

(imagem divulgação)

Quem não se lembra do seu primeiro dia de aula? O ambiente novo, aquela porção de pessoas desconhecidas, regras diferentes das de casa e, muitas vezes, a sensação de depender, pela primeira vez, apenas de si mesmo. O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro.


Para os pais, esse também é um evento decisivo, principalmente quando se trata do primeiro filho. É um momento não só de separação, mas de constatação de que o seu "bebê" está crescendo e se tornando menos dependente.

Em entrevista com dois pais podemos entender melhor esse momento de "separação" entre pais e filhos em seu primeiro dia de aula.

A primeira entrevista é do Edson Camargo, (marinheiro de primeira escola, primeiro filho)

Em um breve relato conte para o blog Compartilhar e Crescer como foi o primeiro dia de aula do seu filho (a).

1- Como foi a preparação nas vésperas do inicio das aulas?

Foi muito mais apreensivo para nós pais já que nosso filho tem apenas 8 meses e não faz a menor ideia do que é uma escola, mas preparamos como se ele fosse para aula mesmo até usávamos este termo “aula”, compramos mochilinha e os materiais da listinha.

2- Como aconteceu a entrega do seu filho (a) para a professora?

Foi tranquilo e com aperto no peito, afinal por mais bem indicada a escola e de toda nossa observação, deixar nosso filho com estranhos pela primeira vez não é fácil.

3- Quais fora sua ansiedade durante o dia?

A de saber se ele tinha se comportado bem, sem choros, se havia comido direitinho, enfim que não houvesse nenhum trauma.

4- Quais são suas expectativas para o ano letivo?

São boas já que ele se comportou muito bem, e como disseram as tias não dá trabalho algum, acho que para ele será muito bom o convívio desde cedo com novos coleguinhas da mesma idade, vai ajuda-lo no desenvolvimento e na imunidade, além de deixa-lo pronto para quando realmente começarem as aulas.

                              _________________________________________________________

A segunda entrevistada é da Fernanda Cardoso, a Júlia tem 3 anos e já frequenta a escola, mas esse ano os pais da Julia trocaram de escola.

  Em um breve relato conte para o blog Compartilhar e Crescer como foi o primeiro dia de aula do seu filho (a).
1- Como foi a preparação nas vésperas do inicio das aulas?

Bom, a Julia esta com 3 anos e eu mudei ela de escola, já estávamos em lista de espera ha quase dois anos. Levamos a Ju para conhecer a escola ano passado e este ano já falávamos a ela nas férias que ela iria começar em um lugar novo, com mochila e uniforme, material tudo novo e que seria muito legal. Ela resistiu um pouco quando fomos comprar o uniforme, mas quando fomos comprar os materiais já curtiu. Procuramos participar de tudo que envolve a Julia. E notamos que ela se sente segura e isso é muito bom.


2- Como aconteceu a entrega do seu filho (a) para a professora?

O primeiro dia foi ótimo, levamos (eu e o meu esposo) a Ju para as professoras dentro da sala e ficamos alguns minutos conversando com a professora, pois não tivemos tempo antes, a Ju se envolveu com os brinquedos assim que entrou na sala, nos despedimos e ela ficou bem.


3- Quais fora sua ansiedade durante o dia?

Eu fiquei ansiosa pra saber como ela estava, durante o dia liguei para saber como minha filha estava, fui informada que ela chorou um pouco, mas logo ficou bem.


4- Quais são suas expectativas para o ano letivo?

Que ela se adapte cada dia mais e aprenda muito e se desenvolva bem, pois foi difícil achar uma boa escola e quando conseguimos só teremos certeza que fizemos uma boa escolha pelo feedback que vira pela Julia. Nem todos os dias ela entrou feliz, mas entra no colégio sem muitos alardes. Percebo que as crianças em seu primeiro dia de aula são como nós adultos no primeiro mês de emprego, tudo é estranho, mas aos poucos a nos adaptamos. Tudo o que é novo nos da um pouco de receio. Acredito que a criança também, pois, é um mundo novo para ela. Já tivemos uma primeira reunião com a escola e as expectativas são as melhores.
                                    ____________________________________

Para que seu filho (a) tenha um ingresso tranqüilo no universo escolar pode ajudar a criança a se relacionar com o novo ambiente e a enfrentar as dificuldades que porventura surjam. E é importante que os pais ajudem o filho nessa tarefa, para que a escola se torne o lugar de prazer que ela deve ser na vida da criança.

Por Regina Gregório

Colaborou para entrevista: Mãe Fernanda Cardoso/SP
Pai Edson Carmargo/Paraná

     

2 comentários:

  1. Oi amiga bom dia,
    Gostaria de convidá-la para fazer parte da rede dos Educadores Multiplicadores. Aproveite a visita para ler as novas páginas, pode ser interessante à parceria. http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/ http://www.marquecomx.com.br/ Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Tenha um bom domingo.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Oi, acabei encontrar o seu cantinho. muito lindo já seguindo. Bjsss

    ResponderExcluir