sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ao Mestre com Carinho


Ser professor não é uma tarefa muito fácil, pelo contrário, além de ter a tarefa de ensinar seus alunos, o professor precisa conquistar seu aluno.
Eu me lembro de uma professora da minha época de 8º série, que marcou muito minha vida escolar, seu nome era Lúcia, e ela era professora de português. Todos achavam ela chata, mas eu nutria um carinho e uma simpatia muito grande por ela; E como ela gostava de pegar no meu "pé"; deixava recadinhos nas provas "você precisa se esforçar mais", "Parabéns, você foi muito bem!".
Era justamente essa implicância ou atenção que me cativou. Ela se preocupava com meu rendimento em sua matéria, e cuidava para que eu não me desviasse da gramática e ortografia (como odiava aquela análise sintática), até hoje me lembro da história da Capitu e da Moreninha, quem não conhece a célebre frase do Pequeno Príncipe "Você é responsável por aquilo que cativas" e tantos outros clássicos especiais (ela foi uma das responsável por eu gostar de ler e escrever).
Mas a lição que realmente fica é que esses Mestres são muito importantes em nossa vida, pois nos ajudaram em nossos primeiros passos rumo ao crescimento intelectual.
Hoje nós temos esta mesma missão de ensinar! Não se assuste você tem esta missão. Não é necessário ser professor diplomado para ensinar algo a alguém. Todos os dias pessoas esperam algo de nós, e seguem nosso exemplo.
A professora Lúcia me ensinou a gostar de português, principalmente ortografia. Ensine alguém a ser educado, gentil, amoroso, bondoso, ensine alguém a ser generoso.
O exemplo maior de Mestre que nós temos é JESUS CRISTO, Ele foi além da gramática, da álgebra, da história, dos conceitos de física e química. Ele nos ensinou a amarmos a Deus acima de TODAS as coisas, e nosso próximo como a NÓS mesmos! Ele nos ensinou que não devemos nos preocupar em amontoar tesouros na terra, nos ensinou que devemos ser simples como crianças, devemos perdoar nossos inimigos, ensinou que não devemos julgar pela aparência, das pessoas e principalmente se fez exemplo por nós, viveu cada um desses ensinamentos, morreu e RESSUSCITOU para provar que os ensinamentos que falou realmente eram reais e para que pudessem ter validade!
Hoje é um dia de celebrar pela vida de cada pessoa que tem esta missão: ENSINAR!
Ensinar por um objetivo maior que é: Tornar simples alunos em homens e mulheres que poderão avistar um novo horizonte sob a luz do conhecimento!

Regina Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário