sábado, 14 de maio de 2011

Datas Comemorativas


Tenho presenciado em algumas escolas “importância” das datas comemorativas, quando cito “importância” quero dizer que datas como: Dia do índio, mães, carnaval, páscoa entre outras são lembradas apenas no dia, serve apenas para fazer lembrancinhas em E.V.A, para a criança sair com algo na mão no fim do dia.
As datas comemorativas, ao longo dos tempos, se tornaram um marco da educação do Brasil. Isso aconteceu devido aos interesses implantados pelo comércio, através de anúncios televisivos que atraem o público, mostrando a importância das mesmas.
 Porém, algumas datas não são significativas dentro da escola. Além do mais, seria impossível trabalhar com todas, já que em um mesmo dia comemoram-se diversos acontecimentos.
 Essa prática, embora valorizada pela sociedade, não é de relevante importância dentro das instituições, pois prejudica o andamento dos projetos, dos conteúdos que devem ser abordados, onde o professor tem que dispor de grande parte do tempo das aulas para conversar sobre assuntos que não trazem tanto interesse para as crianças entes bem como não acrescentam muito ao seu potencial cognitivo. Isso quando é conversado, na maioria das vezes o professor nem toca no assunto.
 A sociedade tem parte de culpa por isso acontecer, pois muitos pais ainda cobram que a criança se vista de índio, de soldado com chapéu e espada ou que leve a bandeirinha do Brasil para casa no dia da independência.
É interessante ressaltar que os pais, quando conhecem uma instituição, devem questionar sobre as práticas adotadas pela mesma, como a proposta pedagógica, as teorias adotadas e principalmente, se isso vai ao encontro do que lhes agrada, com o tipo de educação que acreditam ser o melhor para seus filhos. Seja está escola particular ou publica.
 Normalmente, as escolas que adotam as datas comemorativas em seus currículos são de caráter tradicional, como o modelo antigo de educação. Aquelas que adotam as práticas construtivistas e sociointeracionistas trabalham com projetos de aprendizagem, não valorizando esses modelos, mas constituindo em seu calendário anual apenas as mais importantes como dia do livro, dia do meio ambiente, páscoa, festa da família, festa junina, dia das crianças e natal.
 Trabalhar com projetos escolares abrem espaço para a criança pensar e refletir, como cidadãos críticos, ativos, participativos, integrados ao meio social em que vivem. Através de projetos, ajudam os alunos a refletirem sobre vivências e experiências, dando a oportunidade de aprenderem conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros.
 Assim, as instituições com visão mais contemporânea do aprendizado faz com que a educação sirva de instrumento de formação humana e deixa de servir como ferramenta para moldar crianças e jovens consumistas.
Pense nisso.

2 comentários:

  1. Olá!
    Você citou pontos que precisamos considerar, toda ação escolar tem que partir de um objetivo claro.
    O foco em datas comemorativas pode levar a vários equívocos: tratar o tema de forma superficial, grande número de aulas ocupadas em ensaios de apresentações e preparo de artesanato, sem falar nos gastos com material.
    Em alguns casos, o professor é sobrecarregado com atividades extras, restando pouco tempo para o preparo de suas aulas.
    Observo que muitas escolas utilizam estas oportunidades pra marketing, com grande prejuízo da qualidade de ensino.

    Obrigada, colega!
    Bj

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  2. Amiga do céu, vc disse tudo nessa postagem! Assino embaixo!
    Bjks.

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