domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Papel Do Coordenador Pedagógico Dentro Da Escola

Olá pessoal.

No fim de semana (05/02/2011), fui até á biblioteca Mário Andrade localizada no centro da cidade de São Paulo (que alias é maravilhosa) fazer pesquisas para meu TC.

A pessoa que estava sentada ao meu lado me indagou sobre o que estava pesquisando, acabamos batendo um longo papo e um dos assuntos que conversamos foi sobre “O papel do Coordenador Pedagógico”. Ela é coordenadora á oito anos da rede municipal.
Quero dividir com vocês o assunto e gostaria de receber feedback de leitores sobre o ponto de vista do tema abordado.
Dentro das escolas, existe a figura do Professor Coordenador, um personagem peculiar. Este profissional exerce, em seu cotidiano, uma série de funções.
Penso que uma das principais atribuições do Professor Coordenador Pedagógico é ser o Elo entre o corpo docente e a direção escolar.
É este profissional quem ajuda na gestão escolar e na elaboração da proposta pedagógica da escola. Orienta alunos, pais e professores, além de responder pela formação crítica dos professores. Deve ainda auxiliar a resolver problemas de disciplina dos estudantes.
São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:

*Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma participativa e cooperativa;
*Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
*Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
*Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
*Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
*Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
*Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC), promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
*Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
*Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
*Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
*Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.

4 comentários:

  1. Como é importante o papel do coordenador dentro de uma escola.
    O mais incrível é quando um professor torna-se coordenador e não pensa como um, planejando reuniões produtivas e não apenas encontros de amigos.
    Parabéns pelo post.
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  2. Quero aqui deixar um elogio ao seu blog, e te envio este pensamento da minha poeta preferida. e deixo a tod@s seguidor@s do seu blog.
    "Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
    Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
    E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
    Cora Coralina
    Prof. José Carlos
    http://projetosead.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post e a todos coordenadores escolares pela sua grande jornada dentro de uma instituição de ensino, vocês são guerreiros! vejo que depois dessa jornada toda que vocês tem, tenho certeza que fica a desejar a indisciplina dos estudante. como: socialização dos estudante com os colegas de classe,atividade que ñ são realizadas,trabalhos,respeito em geral,estudante que chega com problema familiar, emfim,o coordenador precisa estar muito atento todas essas funções. eu particulamente não concordo. deveria existir um coordenador disciplinar, digo, um olhar para todos estudantes da sua instituição.um defensor para dá mais atenção a os estudantes. sempre que fosse preciso.obrigada pela oportunidade de expor meu grande problema.

    ResponderExcluir
  4. Existe um número de alunos ideal para que a atuação do coordenador pedagógico seja mais qualitário ou isso não interfere?

    ResponderExcluir