quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EU QUERIA

EU QUERIA...


Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em você natural.


Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.


Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo, Deus. Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.


E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.


Eu queria uma escola que lhe ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.


Eu queria uma escola que lhe ensinasse a usar bem a nossa língua, a pensar e a se expressar com clareza.


Eu queria uma escola que lhe ensinasse a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.


Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que você pudesse ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações. Oh meu Deus! Deus que livre você de uma escola em que tenham que copiar pontos.


Deus que livre você de decorar sem entender, nomes, datas, fatos. Deus que livre você de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis. Deus que livre você de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo. Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, á saber viver em comunidade, em união.


Que você aprendesse a transformar e criar.


Que lhe desse múltiplos meios de você expressar cada sentimento, cada drama, cada emoção.


Existir uma escola assim ainda é um sonho distante, mas nunca me canso de sonhar.






Regina Gregório

Um comentário:

  1. Ah, mas eu tbm não desisto de sonhar com uma escola onde todos gostem de estar lá. Um local onde coisas boas acontecem deveria ser tão esperado quanto um parque, um cinema, praia.

    ResponderExcluir