domingo, 27 de maio de 2012

Sobre o Filme: Como Toda Estrela No Céu Toda Criança É Especial


(imagem divulgação)
Um filme único, onde todos os sentimentos se sobrepõem, todas as partes retratam na experiência de vida daquele professor de educação especial e daquele menino Ishaan Awashi.
Este filme mostra outra forma de ver o mundo, me faz pensar no que acredito e se a a minha maneira de agir é mais correta.

No início do filme quando os professores insistiam que Ishaan Awashi não queria aprender por não querer estudar, e nem se querer se preocupavam pelo motivo que o levava a ter um aproveitamento insatisfatório, fez-me pensar com tristeza que nos dias de hoje ainda existem professores que agem de maneira incompreensível com seus alunos.
Esse filme deve ser visto por todos os educadores/professores para repensarem a sua maneira de ser (professor/educador) e o modo como olham para cada criança. Todas são diferentes, todas têm diferentes necessidades que devem ser tratadas com carinho e dedicação, mas todas elas são especiais.

Cada vez mais os professores de hoje devem estar mais alerta para todos os sinais que as crianças mostram em relação à aprendizagem. Uma criança deve ser tratada com carinho e ser levada ao aproveitamento de forma motivadora, como o professor Nikumbh fez a Ishaan, foi ao encontro dos seus interesses e desse ponto de partida abriu novos horizontes e outra forma de fazer ver a sua vida sem ser a da crueldade a que estava habituado.

Emocionei-me bastante ao ver este filme ao ver aquele professor com um enorme coração a estender a mão a Ishaan. Um filme deve ser trabalho com toda equipe escolar e pais. Toda criança têm o direito à igualdade e, sobretudo de ser feliz.
Dica: Reúnam-se na escola, ou em casa, e tirem este momento para todos, e deixem-se levar pelo filme. Acredite: será uma experiência gratificante e enriquecedora.

Por Regina Gregório
 

Resenha do Filme

 O filme conta a história de um garoto de 9 anos chamado Ishaan Awasthide que enfrenta sérias dificuldades de aprendizado devido ao fato de ter dislexia, porém seus pais e professores ignoram totalmente o fato. As letras dançam na sua frente ele não consegue compreender e nem se focar nas aulas, já foi reprovado uma vez e corre o risco de ser reprovado mais uma vez.
          Seu pai um homem extremamente rude pensa que o problema do garoto é apenas falta de disciplina, incompreendido o garoto sofre um verdadeiro tormento, para esconder a frustração ele se esconde atrás de travessuras querendo de alguma forma chamar a alguma atenção além de constantemente viver num mundo de sonhos e fantasias onde sua realidade é menos dura.
          Apesar de todos desacreditarem dele ele possui um talento, sua paixão a pintura, e apesar de não saber ler nem escrever faz lindos e criativos desenhos. Devido ao fato de não compreender as lições e sempre fazer travessuras é constantemente punido por indisciplina, mas as coisas ficam feias quando seu pai é chamado na escola por ele ter falsificado um documento, diante disso sem ao menos dar oportunidade a mãe do garoto para manifestar sobre opinião, o pai resolve manda-lo para um colégio interno, Ishaan implora e chora para não ir tudo em vão.
          Longe da família, ele se isola ainda mais perdendo totalmente a vontade de aprender e viver refugiando-se num mundo de tristeza, dor e de falta de vontade de viver, mas sua sorte começa a mudar quando um professor muda-se e um novo é contratado.
          O novo professor, ao contrário dos outros contagiava todos com sua alegria e surpreende-se ao ver um desenho de  Ishaan, que tinha se tornado um garoto calado que deixava sempre a folha em branco, com sua alta sensibilidade e por se importar com o próximo logo o professor substituto percebeu que algo estava errado com Ishaa, o garoto estava visivelmente enlouquecendo, mas aquele querido professor queria salvar o garoto.
“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” deve ser visto, e é capaz de fazer chorar até o mais durão dos marmanjos.
(imagem divulgação)
        
Todo educador deixa sua marca no aluno. Que  marca você gostaria de deixar aos seus alunos?






8 comentários:

  1. Olá!
    Passano para ver as novidades.
    Muito tempo sumida... aproveitando para visitar as amigas.
    BJS!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!! que alegria te ver por aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Regina
    Gostei muito do seu blog. O meu também é sobre o mundo infantil, então o assunto me interessa. Adorei as dicas.
    Que interessante esse filme. Nucna tinha ouvido falar, mas fiquei com vontade de assistir. Acredito no poder dos professores... e como acredito!
    Beijos
    Marília
    www.minileitores.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Regina.
    Acabei de responder no meu blog, mas meu e-mail é minileitores@gmail.com
    Bjos
    Marília

    ResponderExcluir
  5. Amei esse filme, lindo e emocionante. Ótimo filme para pedagogos e futuros pedagogos.

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom o filme! todos os formandos em licenciatura tem a obrigação de assisti-lo!!

    ResponderExcluir
  7. ótimo filme, o melhor de todos que já vi. assisti 6vzs e choro sempre

    ResponderExcluir