domingo, 27 de maio de 2012

Sobre o Filme: Como Toda Estrela No Céu Toda Criança É Especial


(imagem divulgação)
Um filme único, onde todos os sentimentos se sobrepõem, todas as partes retratam na experiência de vida daquele professor de educação especial e daquele menino Ishaan Awashi.
Este filme mostra outra forma de ver o mundo, me faz pensar no que acredito e se a a minha maneira de agir é mais correta.

No início do filme quando os professores insistiam que Ishaan Awashi não queria aprender por não querer estudar, e nem se querer se preocupavam pelo motivo que o levava a ter um aproveitamento insatisfatório, fez-me pensar com tristeza que nos dias de hoje ainda existem professores que agem de maneira incompreensível com seus alunos.
Esse filme deve ser visto por todos os educadores/professores para repensarem a sua maneira de ser (professor/educador) e o modo como olham para cada criança. Todas são diferentes, todas têm diferentes necessidades que devem ser tratadas com carinho e dedicação, mas todas elas são especiais.

Cada vez mais os professores de hoje devem estar mais alerta para todos os sinais que as crianças mostram em relação à aprendizagem. Uma criança deve ser tratada com carinho e ser levada ao aproveitamento de forma motivadora, como o professor Nikumbh fez a Ishaan, foi ao encontro dos seus interesses e desse ponto de partida abriu novos horizontes e outra forma de fazer ver a sua vida sem ser a da crueldade a que estava habituado.

Emocionei-me bastante ao ver este filme ao ver aquele professor com um enorme coração a estender a mão a Ishaan. Um filme deve ser trabalho com toda equipe escolar e pais. Toda criança têm o direito à igualdade e, sobretudo de ser feliz.
Dica: Reúnam-se na escola, ou em casa, e tirem este momento para todos, e deixem-se levar pelo filme. Acredite: será uma experiência gratificante e enriquecedora.

Por Regina Gregório
 

Resenha do Filme

 O filme conta a história de um garoto de 9 anos chamado Ishaan Awasthide que enfrenta sérias dificuldades de aprendizado devido ao fato de ter dislexia, porém seus pais e professores ignoram totalmente o fato. As letras dançam na sua frente ele não consegue compreender e nem se focar nas aulas, já foi reprovado uma vez e corre o risco de ser reprovado mais uma vez.
          Seu pai um homem extremamente rude pensa que o problema do garoto é apenas falta de disciplina, incompreendido o garoto sofre um verdadeiro tormento, para esconder a frustração ele se esconde atrás de travessuras querendo de alguma forma chamar a alguma atenção além de constantemente viver num mundo de sonhos e fantasias onde sua realidade é menos dura.
          Apesar de todos desacreditarem dele ele possui um talento, sua paixão a pintura, e apesar de não saber ler nem escrever faz lindos e criativos desenhos. Devido ao fato de não compreender as lições e sempre fazer travessuras é constantemente punido por indisciplina, mas as coisas ficam feias quando seu pai é chamado na escola por ele ter falsificado um documento, diante disso sem ao menos dar oportunidade a mãe do garoto para manifestar sobre opinião, o pai resolve manda-lo para um colégio interno, Ishaan implora e chora para não ir tudo em vão.
          Longe da família, ele se isola ainda mais perdendo totalmente a vontade de aprender e viver refugiando-se num mundo de tristeza, dor e de falta de vontade de viver, mas sua sorte começa a mudar quando um professor muda-se e um novo é contratado.
          O novo professor, ao contrário dos outros contagiava todos com sua alegria e surpreende-se ao ver um desenho de  Ishaan, que tinha se tornado um garoto calado que deixava sempre a folha em branco, com sua alta sensibilidade e por se importar com o próximo logo o professor substituto percebeu que algo estava errado com Ishaa, o garoto estava visivelmente enlouquecendo, mas aquele querido professor queria salvar o garoto.
“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” deve ser visto, e é capaz de fazer chorar até o mais durão dos marmanjos.
(imagem divulgação)
        
Todo educador deixa sua marca no aluno. Que  marca você gostaria de deixar aos seus alunos?






ALIMENTAÇÃO

(IMAGEM DIVULGAÇÃO)

Nossos filhos são mais altos que nós. Essa constatação sem qualquer respaldo estatístico pode ser verificada praticamente em qualquer família com filhos adultos ou adolescentes. Não conheço nenhum estudo do IBGE ou de outro órgão oficial brasileiro que comprove definitivamente o que afirmo, contudo, nos anos cinquenta do século passado, nos EUA, fez-se uma comparação das alturas da geração nascida depois da guerra com a da pré guerra e ficou patente que a geração mais nova estava crescendo.  No Japão do pós guerra também se verificou que a geração nascida nos anos cinquenta estava apresentando altura de até oito centímetros, em média, maior que a anterior. No caso do Japão, o crescimento da nova geração chamou mais atenção porque os japoneses eram, (ainda são, mas a diferença diminuiu) na média, mais baixos que as pessoas do ocidente desenvolvido.
No Brasil de hoje até a média das seleções de vôlei e basquete cresceu. Há trinta anos as seleções eram seis centímetros mais baixas que as atuais. Então, a despeito de serem raros e não conclusivos estudos oficiais comparando as estaturas das gerações, a diferença existe. Pergunta-se, portanto, a que se deve esse crescimento? Resposta curta e grossa: comida. Pois é, quando falamos de estatura é impossível fugir de assuntos relacionados com a má alimentação e a desnutrição das crianças, algo que indicadores do IBGE relacionados à população infantil brasileira já diagnosticava na década de setenta.
Tenho sessenta e seis anos e quando minha geração nasceu a comida que se punha à mesa não vinha de grandes supermercados com disponibilidades quase infinitas de ofertas. Comia-se o que o armazém da esquina e as raras feiras livres vendiam. Pequena horta doméstica e uma criação de galinhas complementavam o que o armazém oferecia aos fregueses. Mesmo famílias mais abastadas não tinham opções onde suprir-se em variedade e abundância, apesar de não lhes faltar nada à mesa, a variedade não era muito superior a do pobre. E, comparativamente, os gêneros eram mais caros que nos dias atuais.
Meus filhos são cinco centímetros mais altos que eu. Quando eles nasceram foram alimentados com papinhas e comidas infantis inexistentes na minha infância, e a orientação alimentar que receberam facultou-lhes, quando jovens, serem mais seletivos quanto aos melhores e mais nutritivos alimentos disponíveis. As informações que minha geração dispõe também são muito maiores do que as que meus pais dispunham, de modo que, além do acesso à abundância, a qualidade do alimento de meus filhos também foi melhor e mais equilibrada. Daí, o crescimento passa a ser um consequência natural.
Contudo, lembremos que a estatura das pessoas e de quaisquer seres vivos está contida na herança genética, então o fator crescimento não pode ser subvertido a não ser em casos patológicos. Como se explica o crescimento pela melhoria da alimentação, portanto? Simples, se estivermos “programados” geneticamente para termos certa altura significa que nosso organismo tem o potencial para crescimento, e não que seremos daquela altura, se faltar alimento seremos mais baixos. Assim, provavelmente, a geração da qual faço parte poderia ser mais alta se estivesse se alimentado adequadamente, como isso não ocorreu somos menores do que o programado. Consequentemente, se a alimentação encontra-se em déficit, a estatura das crianças e dos jovens é baixa. Porém, no decorrer dos anos os índices antropométricos de desnutrição e baixa estatura diminuíram por conta da melhora na qualidade de vida da população em geral.
De acordo com pesquisa do IBGE de 2009, os dados indicaram um aumento significativo no peso e estatura das crianças e tudo isso acontece por conta do acesso mais fácil a alimentação. O estudo revelou que as crianças e adolescentes brasileiros estão chegando cada vez mais próximo ao padrão internacional padronizado pela OMS.
Já, um país como os EUA onde se come muito e alimentos de alto teor calórico sem muito critério seletivo, a população provavelmente já alcançou todo o crescimento possível codificado em suas programações genéticas. Não é de estranhar, por consequência, que ao invés de crescer para cima os americanos do norte estejam crescendo para os lados, pois sabe-se que de cada três deles dois estão acima do peso, estão acometidos de obesidade mórbida. Esse é o recado que a natureza nos dá: coma bastante, mas não exagere, seu crescimento poderá continuar, mas em outro sentido e com resultados nefastos.

Por: JAIR LOPES, Aeronauta recém aposentado,

terça-feira, 22 de maio de 2012

Editora Gregory


Prezados Autores, Clientes, Fornecedores e Amigos,

Venho informar a V.S.ª  meu desligamento da empresa “Editora Nelpa”.
Comunico que, a partir de hoje, 23 de maio, iniciarei uma nova empreitada profissional, assumindo a Direção de uma  recém criada editora “A Editora Gregory” que inicia seus trabalhos seguindo e sustentando os pilares da Moral e da Ética profissional, firmando a SERIEDADE, RESPEITO, HONESTIDADE, CARÁTER e VERDADE, tanto em ambiente corporativo como externo.
Na “Editora Gregory” os serviços que serão prestados estarão sempre muito bem supervisionados e assessorados por uma equipe valorosa, vencedora, selecionada entre os melhores e bem treinada para melhor atende-los, pois, assim alcançaremos o sucesso juntos, Autores, Clientes, Fornecedores, Amigos e Editora Gregory.
Até mesmo os obstáculos que surgirão no caminho serão enfrentados com seriedade e com transparência perante aqueles que farão parte da Gregory.
Quero contar com todos vocês para dar continuidade na realização de nossos sonhos e que possamos trabalhar juntos e nos relacionar por longos períodos aos quais não espero ver o fim.
Deixo claro aos Srs. que faço o que gosto, sou fascinada pelos livros, são a minha paixão, logo, fica explícita a razão pela qual tenho “suado a camisa” para desdobrar a minha parte no trabalho de manter e proporcionar aos Autores o prazer em ver seu livro editado e publicado conforme lhes é prometido.
Por fim, levo ao conhecimento de V.Sª o site da Editora Gregory que se encontra em manutenção, mas breve será publicado. Entre e conheça marca que será orgulhosa e cuidadosamente inserida em nossos trabalhos.

Deixo ainda meus e-mails e telefone para contatos.
E-mails:

Telefone:
11 – 8628-6336 – Regina

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DA MERENDA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO


(imagem divulgação)

INTRODUÇÃO



Nos últimos anos diversos institutos de pesquisa na área da nutrição vêm desenvolvendo estudos que comprovam que uma alimentação deficiente a qual não atente para o mínimo de vitaminas e nutrientes necessários prejudicam o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos na Escola.

Os alimentos e bebidas oferecidos normalmente nas cantinas Escolares limitam-se a lanches rápidos, salgados, balas e doces, entre outros, que contém altos índices de gordura e açúcar, além, é claro dos refrigerantes. Este tipo errado de alimentação pode causar diversos problemas de saúde, podendo-se destacar entre eles a obesidade infantil, cujos índices vêm aumentando ano após ano.

Por outro lado é possível constatar também que os lanches levados pelos alunos para a Escola não atendem às necessidades alimentares destes, e que por falta de informação, ou melhor, dito de educação alimentar, não se prepara, na maioria das vezes, um alimento saudável, aliado no desenvolvimento e na prevenção de doenças e sim uma merenda pobre em vitaminas e proteínas.

 OS BENEFICIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO


Anúncios GoogleOs alimentos que ingerimos têm uma influência muito grande no bem estar do nosso corpo, sendo que muitas substâncias contidas neles ajudam a prevenir diversas doenças.

“A saúde está na mesa. Um novo estudo questiona os benefícios da dieta na prevenção de doenças como infarto e derrame, o colesterol, a diabetes, o Alzheimer, a depressão, a osteoporose, a hipertensão e até o câncer. Acredite: há alimentos que podem, sim ajuda-lo a ter uma vida saudável.”

Portanto, é justificada a preocupação em oferecer para os alunos na Escola uma alimentação equilibrada que contenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para o seu desenvolvimento como um todo e, é claro, na prevenção de doenças que os poderiam afastar do convívio escolar.

Existe hoje uma preocupação das autoridades na Educação a fim de prover as Escolas de uma merenda que seja ao mesmo tempo variada e nutritiva, já que o desafio é também fazer com que os alunos se adaptem ao novo cardápio, aceitando substituir as guloseimas, as quais já estão habituados, por alimento verdadeiramente nutritivo.


É importante aliar ás iniciativas de mudança de cardápio a disciplinas de re-educação alimentar, tornando-as disciplinas curriculares. Desta maneira os alunos poderão compreender a importância de uma alimentação equilibrada, e sendo, consequentemente, disseminadores desta cultura nos espaços por eles freqüentados além da Escola.

Não é possível ignorar que a situação sócio-econômica de uma grande parcela da comunidade escolar, principalmente nas Escolas Públicas, não permite que a alimentação no dia-a-dia em casa seja correta, por este motivo há que se pensar de um ponto de vista mais amplo.


É possível desenvolver cardápios nutritivos, variados e de baixo custo, aproveitando de forma diferente os alimentos e evitando muitas vezes o desperdício. Por isso, seria interessante que as famílias também interagissem com a Escola, esta promovendo cursos na área de nutrição ensinando o melhor aproveitamento dos alimentos e as famílias aplicando os conhecimentos adquiridos revertendo-os numa alimentação de qualidade no lar.



CONCLUSÃO

É necessário promover uma re-educação alimentar a nível escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental, fazendo desta maneira o possível para reverter os hábitos alimentares incorretos. Isto será possível através de disciplinas que abordem a saúde alimentar e, sobretudo com o exemplo da Escola aplicando estes conhecimentos oferecendo um cardápio equilibrado e saudável.
A participação das famílias é de vital importância para que se possa desenvolver uma nova geração de pessoas saudáveis e dispostas para continuar a construir a cada dia uma sociedade melhor.

Nota:O que os alimentos fazem realmente pela sua saúde. Disponível em: http://www.gastrocenter.com.br.

Computador e o Professor



(foto divulgação)

Para que todos ganhem com o uso da tecnologia na rede de ensino, todos devem ser bem capacitados.A iniciativa de querer capacitar-se para o uso do computador como recurso para ser


usado na sala de aula deve partir do educador.


Nós os educadores devemos estar preparados para trabalhar com esse recurso que tras grandes benefícios para o educando, o computador quando usado de forma correta abre um leque de oportunidades e conhecimentos, pois através do seu bom uso dá a chance de uma pessoa adquirir


conhecimentos que pode mudar sua vida.


O computador não substituirá o professor ele será mais um aliado para ajudar o professor a ministrar uma aula mais atrativa e agradável, conseguindo prender a atenção do aluno para melhor aprender.



Regina Gregório