quarta-feira, 16 de março de 2011

Profissão: Coordenador Pedagógico (parte 1)

(imagem divulgação)


Numa época em que se rediscutem espaço, tempo, modo, sujeito e conteúdo da aprendizagem, a figura do coordenador pedagógico se destaca como articuladora e representante dessa nova forma de pensar a educação. O coordenador é hoje - ou poderia ser o elo a unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático e as pessoas envolvidas no projeto - professores, gestores, pais e alunos.
O cenário educacional contemporâneo introduz ingredientes que criam paradoxos para o exercício da função. Ao mesmo tempo que a cobrança social pela aprendizagem dos alunos, cada vez mais, recai de forma individualizada sobre o professor, ele é instado a trabalhar de forma interdisciplinar, os projetos em conjuntos com as outras disciplinas e áreas de saber.
Em meio a pressões de todos os lados - dos docentes, gestores, alunos e familiares - quais seriam, então, as características que fariam do coordenador um profissional capacitado a desempenhar o papel de articulador dentro da unidade escolar?
Para dar conta de tamanho desafio, o coordenador precisa ter a seu favor algumas características que definem um bom coordenador talvez sejam as mesmas que caracterizam um bom professor.
*O coordenador deve ser alguém que saiba liderar sem perder de vista que está coordenando uma equipe em uma escola, e não em uma empresa, que tem dinâmica e foco diferente.
*É precisa estar informado, estudar sempre. Não precisa saber todo o conteúdo de todas as áreas, mas tem de ter conhecimento teórico sobre a prática pedagógica.
*Precisa saber o momento de ouvir e de falar
*Estabelecer um canal de comunicação entre educadores, pais, alunos, sendo assim fica mais fácil sugerir caminhos e propor reflexões acerca de convergências e divergências.
*Estabelecer uma relação de confiança
*Criar um espaço coletivo não hierarquizado, pois facilita o contato entre seus colegas e equipe.
Todo o trabalho do coordenador, portanto, só é possível a partir de um espaço coletivo de debate com os professores. Só a partir dessa interação a figura do coordenador pode exercer a sua principal função, a de formador que promove a reflexão contínua junto aos professores sobre a prática pedagógica. Por isso é importante para os coordenadores compreender que a construção de conhecimento junto aos professores não acontece porque o coordenador ensina o professor como ensinar, e sim porque existe o intercâmbio entre eles. Essa ideia, advinda das teorias do psicólogo russo Lev Vigotski, tomada como base para entender as relações de aprendizagem dentro da escola, é hoje utilizada no estudo do papel do coordenador.


Regina Gregório

Referencia: Formação de professores: pensar e fazer, de Nilda Alves (Cortez, 2006)

5 comentários:

  1. Oi Regina, tudo bem? Vim visitar o seu blog e adorei, parabéns! já estou te seguindo. Qd puder, me visite tb e me siga. Abraço, carol

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  2. Oi Regina!
    Gostei muito do teu blog, já estou seguindo,quando puder passa no meu blog, abração Nivia blog tecidinho

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  3. Parabéns e obrigada pela visita viu! Conheça meus outros blogs querida, beijos

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  4. Parabéns pelo post. O coordenador precisa conhecer suas reais características como articulador pra não sair por aí achando que coordenar seja apenas fiscalizar o professor. Gostei da referência, tmb conheço uma "Coordenação do Trabalho Pedagógico" de Celso Vasconcellos.Bjs REGINA!

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  5. Olá Regina, tudo bem? Obrigada pelo convite. Gostei muito do conteúdo do seu blog. São Muito bons. Com certeza poderemos trocar muitas experiências.
    Quando for visitar meu blog traga meus selinhos com você e o comemorativo de 500.000 visitas também. bjs
    Ah! já estou te seguindo...siga-me também...

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