quarta-feira, 23 de março de 2011

Profissão: Coordenador Pedagógico (parte 2)

A função do coordenador pedagógico tem se consolidado, mas os próprios coordenadores muitas vezes não sabem qual é sua função. É o que uma pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita, no ano de 2010 onde revela que apenas 9% dos coordenadores acreditam que faz parte do seu trabalho realizar um planejamento pedagógico e buscar melhorias para o ensino, aprendizagem e dificuldades dos alunos, um número assustador na educação do Brasil.
A escola tem como objetivo sustentar uma prática pedagógica inovadora e a coordenação tem   sua real função, que é a da formação continuada.
O coordenador deve passar menos tempo produzindo papéis e mais se dedicando ao triângulo professor, aluno e aprendizagem. Dando respaldo a cada um deles.
A formação continuada de professores deve acontecer em vários níveis, não apenas na escola. Como acontece com profissionais de outras áreas, também os docentes se beneficiam com o alargamento de seu repertório cultural. É importante, também, que o professor se mantenha atualizado e informado inclusive para que os encontros de formação dentro da escola sejam mais produtivos, com mais possibilidade de troca de experiências e conhecimento.
A formação continuada que acontece na escola isto é quando acontece, deve centrar-se naquela realidade e nas necessidades do grupo de professores. É uma formação compartilhada, centrada nas experiências e dilemas enfrentados pelos professores empenhados na superação das dificuldades identificadas.
A formação dentro da escola é essencial, porque é o único espaço de contextualização do trabalho dos professores. Fora da escola, os problemas são mais genéricos e não fazem parte daquele universo especifico. O coordenador vai focar a formação em uma situação única: naquela escola, naqueles alunos, naqueles índices, naquele cotidiano vivido pela equipe e que deve ser problematizado. A existência de processos de formação continuada individual é fundamental para que a formação seja potencializada, complementando o processo. 
Tudo o que venho citando nos artigos sobre coordenador pedagógico ainda é um grande sonho para a maioria das escolas no Brasil, tem coordenadores que faz valer seu profissional, mas tem muitos que não deveriam nem ser chamados de coordenadores.
O coordenador precisa ser um articulador, orientador do trabalho coletivo um representante da educação.

Referencia: Formação de professores: pensar e fazer, de Nilda Alves (Cortez, 2006)

3 comentários:

  1. Ola recebi seu email!Adorei o blog,mt lindoo!Parabens!Faça uma visita ao meu e siga tbm..rsrs..bjim e boa noite!

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  2. Vi seu post sobre coordenação pedagógica, e infelizmente é isso o que acontece.Mas não sabia que apenas 9% sabem o seu real papel de coordenador, é triste saber. Muitos também não estão preparados pra exercer tal função, o que gera mais dificuldades no processo ensino e aprendizagem. Me interesso por essa função, mas quero estar preparada para assumir e desenvolver meu trabalho, orientando professores e alunos de forma correta.

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  3. Prezada Professora,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    O verdadeiro educador aprende ao ensinar e ensina enquanto aprende (Paulo Freire).

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

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