segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filme - As Linguas das Mariposas

A lingua das mariposas.

(foto divulgação)

Assisti o filme “A língua das mariposas”, fazendo uma breve analise pude  perceber o quanto é difícil para uma criança o primeiro contato com a escola: ela sente-se insegura, não compreende a dinâmica do ambiente escolar e pode ter representações pré-concebidas equivocadas dos adultos. É o que acontece com o garoto Moncho no filme citado. Só a possibilidade de ser enviado à escola, o faz pensar em fugir daquele ambiente, alegando que irá apanhar do professor. Com certeza, já havia tido notícias disto, porém, depois que conhece o professor, percebe que o mesmo é diferente: amigo, humano, caloroso, paciente, trata os alunos com respeito e realiza um trabalho diversificado, incentivando a leitura, a pesquisa e a construção do conhecimento.


O filme mostra Don Gregório, um professor, como uma figura impar dentro do contexto educacional da época retratada (o filme se passa no período anterior a Guerra Civil Espanhola). A atitude do educador contrasta com posicionamentos mais fortes e autoritários dos demais professores da época, tanto no relacionamento com os alunos, quanto na metodologia adotada por ele, de pesquisa em campo para que as crianças realmente aprendam. Mesmo vivendo numa época de autoritarismo o professor ensina os alunos através da sensibilidade que há nas coisas ao redor.
Esse filme tem como foco a relação professor-aluno. Estabelece a imagem do professor humano, caloroso, próximo e paciente. Nos mostra a atitude do profissional da educação como aquela do erudito, que lê, pesquisa, conversa regularmente com muitas pessoas e é admirado pela comunidade.
A preocupação desse professor em ensinar e cativar as crianças não se restringe a demonstrar todo o conhecimento obtido a partir de leituras e pesquisas. Don Gregório representa o educador íntegro, que se percebe como referência (e que, nem por isso, se envaidece) e que, ciente de suas responsabilidades a partir de então, se mostra sempre sereno, altivo e elegante.
Mais que teorias, ele ensina a seus alunos novas posturas perante o mundo, onde as pessoas devem se respeitar, ter sensibilidade e jamais abandonar seus ideais...

Filme:

(foto divulgação)
(foto divulgação)

(foto divulgação)


Moncho (Manuel Lozano) tem apenas sete anos e se prepara para o maior desafio de sua vida. Está a apenas algumas horas de seu primeiro dia de aula. Alertado por alguns meninos, ele acredita que o professor poderá castigá-lo ao menor erro. O menino pensa, inclusive, em fugir para a América, como alternativa a escola.

O que lhe espera, entretanto, é uma grande surpresa. Seu professor, Don Gregório (Fernando Fernán-Gomes), um senhor próximo da aposentadoria, jamais agiu agressivamente em relação a nenhum de seus alunos. Pessoa de fala mansa, de grande tranqüilidade e de postura elegante, apesar de toda a simplicidade, o professor garante sua credibilidade perante seus alunos a partir do conhecimento que possui e da calma com que resolve os pequenos problemas do cotidiano.
Moncho se apaixona pela escola e passa a se dedicar com grande vontade às tarefas e atividades propostas por Don Gregório. Encanta-se com as histórias contadas pelo velho mestre e se anima ainda mais quando algumas aulas são dadas ao ar livre. Paralelamente a suas realizações escolares, o menino acompanha os acontecimentos da vida cotidiana da pacata cidade onde vive.
Descobre o amor e se percebe no meio de um emaranhado de relações políticas e sociais (mesmo não entendendo exatamente o significado desses acontecimentos), numa época em que a Espanha ferve as vésperas de sua guerra civil. As turbulentas transformações pelas quais passava o país colocam o velho e honrado professor em situação delicada devido a seus posicionamentos políticos. Em quem deve acreditar Moncho?
Fortes emoções tornam “A Língua das Mariposas” filme obrigatório para todos aqueles que acreditam na vida e na educação.


Ficha Técnica


A Língua das Mariposas (La Lengua de Las Mariposas)
País/Ano de produção: Espanha, 1999
Duração/Gênero:
96 min., Drama
Direção de
José Luis Cuerda
Roteiro de
Rafael Ascona, Manuel Rivas e José Luis Cuerda
Elenco:
Fernando Fernán-Gomes, Manuel Lozano, Úxia Blanco, Gonzalo Uriarte,
Aléxis de los Santos, Jésus Castejón, Guillermo Toledo.

Regina Gregório


Nenhum comentário:

Postar um comentário